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Título: Orientação pedagógica: deficiência visual
Autor(es): Distrito Federal (Brasil). Secretaria do Estado de Educação
Data de publicação: 2006
Referência bibliográfica: DISTRITO FEDERAL (Brasil). Secretaria do Estado de Educação. Orientação pedagógica: deficênte visual. Brasília, 2006. 58 p.
Resumo: A Educação Básica defende pressupostos como o desenvolvimento do aluno e sua efetiva aprendizagem. Numa perspectiva de inclusão escolar os sistemas de ensino preconizam a organização dos ambientes escolares e dos espaços educacionais de modo a contribuir para a promoção pessoal e escolar dos alunos, indiscriminadamente, possibilitando-lhes avanços na escolarização, preparação para o trabalho e exercício da cidadania. A educação de alunos com necessidades educacionais especiais tem sido alvo de preocupação do sistema público de ensino, empenhado em remover obstáculos para o bom desempenho do processo de ensino-aprendizagem e atender às demandas escolares dessa população específica. Desse modo, tornar acessível seu ingresso e permanência bem sucedida nos diferentes níveis e modalidades de ensino. As perspectivas acadêmicas do educando com deficiência visual são tão promissoras como de seus pares. Seu êxito escolar requer a confiança de familiares e educadores, bem como incentivo e apoio. Por outro lado, a escolarização deve considerar os significativos avanços tecnológicos direcionados às pessoas cegas e com baixa visão e os programas educacionais especializados, bem como incorporar as descobertas sobre sua aprendizagem. Professores qualificados e especializados para esse trabalho precisam estar envolvidos com o compromisso de colocar à disposição dos alunos serviços e elementos técnicos indispensáveis à sua educação. Desse modo, viabilizar sua participação nas situações sociais da vida escolar, é de suma importância para a conquista da autonomia, contribuindo para as transformações sociais que promovam a aceitação das pessoas com deficiência e sua integração social.
Assunto: Deficientes visuais - educação
Orientação educacional
Aparece na Coleção:MT - Ciências Humanas

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