http://bds.unb.br/handle/123456789/1095
Título: | As disputas pelo currículo e a renovação da escola primária nos Estados Unidos na transição do século 19 para o século 20 |
Autor(es): | Souza, Rosa Fátima de |
Data de publicação: | Jan-2016 |
Referência bibliográfica: | SOUZA, Rosa Fátima. A disputa pelo currículo e a renovação da escola primária nos Estados Unidos na transição do século 19 para o século 20. História da Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 48, jan./abr. 2016, p. 35-53. |
Resumo: | Este texto compreende um estudo sobre as disputas pelo currículo do ensino primário nos Estados Unidos, na transição do século 19 para o século 20. Em primeiro lugar são analisados os princípios da correlação e da concentração das matérias tal como foram propostos por Francis Parker e pelos herbartianos, especialmente, Charles McMurry e Frank McMurry. Na sequencia é examinado o deslocamento verificado no debate curricular a partir das proposições de Stanley Hall e John Dewey, que defendiam a reconfiguração do currículo tendo em vista a natureza e os interesses da criança. |
Aparece na Coleção: | MT - Ciências Humanas |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AS DISPUTAS PELO CURRÍCULO E A RENOVAÇÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA NOS ESTADOS UNIDOS NA TRANSIÇÃO DO SÉCULO 19 PARA O SÉCULO 20.docx.pdf Restricted Access | 191,49 kB | Adobe PDF | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! | |
AS DISPUTAS PELO CURRÍCULO E A RENOVAÇÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA NOS ESTADOS UNIDOS NA TRANSIÇÃO DO SÉCULO 19 PARA O SÉCULO 20.docx Restricted Access | Word | 33,83 kB | Microsoft Word XML | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! |
AS DISPUTAS PELO CURRCULO E A RENOVA.html Restricted Access | HTML | 91,44 kB | HTML | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! |
Todos os itens na BDS estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.