Skip navigation
Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bds.unb.br/handle/123456789/1095
Título: As disputas pelo currículo e a renovação da escola primária nos Estados Unidos na transição do século 19 para o século 20
Autor(es): Souza, Rosa Fátima de
Data de publicação: Jan-2016
Referência bibliográfica: SOUZA, Rosa Fátima. A disputa pelo currículo e a renovação da escola primária nos Estados Unidos na transição do século 19 para o século 20. História da Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 48, jan./abr. 2016, p. 35-53.
Resumo: Este texto compreende um estudo sobre as disputas pelo currículo do ensino primário nos Estados Unidos, na transição do século 19 para o século 20. Em primeiro lugar são analisados os princípios da correlação e da concentração das matérias tal como foram propostos por Francis Parker e pelos herbartianos, especialmente, Charles McMurry e Frank McMurry. Na sequencia é examinado o deslocamento verificado no debate curricular a partir das proposições de Stanley Hall e John Dewey, que defendiam a reconfiguração do currículo tendo em vista a natureza e os interesses da criança.
Aparece na Coleção:MT - Ciências Humanas

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AS DISPUTAS PELO CURRÍCULO E A RENOVAÇÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA NOS ESTADOS UNIDOS NA TRANSIÇÃO DO SÉCULO 19 PARA O SÉCULO 20.docx.pdf
  Restricted Access
PDF191,49 kBAdobe PDFver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
AS DISPUTAS PELO CURRÍCULO E A RENOVAÇÃO DA ESCOLA PRIMÁRIA NOS ESTADOS UNIDOS NA TRANSIÇÃO DO SÉCULO 19 PARA O SÉCULO 20.docx
  Restricted Access
Word33,83 kBMicrosoft Word XMLver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
AS DISPUTAS PELO CURRCULO E A RENOVA.html
  Restricted Access
HTML91,44 kBHTMLver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
Mostrar item em formato completo Visualizar estatísticas



Todos os itens na BDS estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.