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Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bds.unb.br/handle/123456789/1109
Título: Ser professor na contemporaneidade : desafios da profissão
Autor(es): Prado, Alcindo Ferreira
Coutinho, Jecilene Barreto
Reis, Osvaldineide Pereira de Oliveira
Villalba, Osvaldo Arsenio
Data de publicação: 2013
Referência bibliográfica: PRADO, Alcindo Ferreira et al. Ser professor na contemporaneidade: desafios da profissão. Saber Revista Eletrônica. Londrina: INESUL, v. 21, n. 1, p. 1-13, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade analisar o Ser professor na contemporaneidade: desafios da profissão, e apresenta uma contribuição inovadora para a reflexão contemporânea sobre a prática docente, a construção da identidade profissional docente e a formação de professores. Ao refletir sobre a função do professor como um profissional da educação que contribui para uma transformação qualitativa da sociedade, há de se considerar a presença da responsabilidade político-social na docência, haja vista que, a formação do cidadão perpassa pela dimensão da formação política, pois esta propicia formar cidadãos críticos e transformadores. Correlacionado à compreensão do Ser Professor está a construção da identidade pessoal que precede à profissional, perpassando pela social e se solidificada a partir de identificações infantis que são retomadas na adolescência. Entretanto, a identidade profissional do professor não deve ser confundida com a identidade social. A construção da identidade profissional docente passa por dificuldades relevantes em sua constituição, seja em relação às dificuldades impostas pelo novo contexto educacional e social da contemporaneidade, seja pelo legado histórico da profissão. Tal contexto impõe à prática educativa um número de demandas muito grande, levando assim o educador do século XXI a repensar a sua atuação em sala de aula e os enormes desafios profissionais que enfrenta a fim de atender as exigências do contexto atual. A formação inicial e continuada do professor pode ser o primeiro passo para vencer os desafios da educação contemporânea e deve ser vista como uma necessidade de mudança do paradigma de ensino, de um modelo passivo, baseado na aquisição de conhecimentos, para um modelo baseado no desenvolvimento de competências e competências que atendam as necessidades dos alunos levando em conta as mudanças aceleradas da sociedade em que este está inserido, com a finalidade de o levar a aprender, a adquirir competências, a aprender a aprender.
Aparece na Coleção:MT - Ciências Humanas

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