http://bds.unb.br/handle/123456789/1109
Título: | Ser professor na contemporaneidade : desafios da profissão |
Autor(es): | Prado, Alcindo Ferreira Coutinho, Jecilene Barreto Reis, Osvaldineide Pereira de Oliveira Villalba, Osvaldo Arsenio |
Data de publicação: | 2013 |
Referência bibliográfica: | PRADO, Alcindo Ferreira et al. Ser professor na contemporaneidade: desafios da profissão. Saber Revista Eletrônica. Londrina: INESUL, v. 21, n. 1, p. 1-13, 2013. |
Resumo: | O presente trabalho tem por finalidade analisar o Ser professor na contemporaneidade: desafios da profissão, e apresenta uma contribuição inovadora para a reflexão contemporânea sobre a prática docente, a construção da identidade profissional docente e a formação de professores. Ao refletir sobre a função do professor como um profissional da educação que contribui para uma transformação qualitativa da sociedade, há de se considerar a presença da responsabilidade político-social na docência, haja vista que, a formação do cidadão perpassa pela dimensão da formação política, pois esta propicia formar cidadãos críticos e transformadores. Correlacionado à compreensão do Ser Professor está a construção da identidade pessoal que precede à profissional, perpassando pela social e se solidificada a partir de identificações infantis que são retomadas na adolescência. Entretanto, a identidade profissional do professor não deve ser confundida com a identidade social. A construção da identidade profissional docente passa por dificuldades relevantes em sua constituição, seja em relação às dificuldades impostas pelo novo contexto educacional e social da contemporaneidade, seja pelo legado histórico da profissão. Tal contexto impõe à prática educativa um número de demandas muito grande, levando assim o educador do século XXI a repensar a sua atuação em sala de aula e os enormes desafios profissionais que enfrenta a fim de atender as exigências do contexto atual. A formação inicial e continuada do professor pode ser o primeiro passo para vencer os desafios da educação contemporânea e deve ser vista como uma necessidade de mudança do paradigma de ensino, de um modelo passivo, baseado na aquisição de conhecimentos, para um modelo baseado no desenvolvimento de competências e competências que atendam as necessidades dos alunos levando em conta as mudanças aceleradas da sociedade em que este está inserido, com a finalidade de o levar a aprender, a adquirir competências, a aprender a aprender. |
Aparece na Coleção: | MT - Ciências Humanas |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ADAP - Prado, A. F., Coutinho, J. B., Reis, O. P. O., Villalba, O. A. (2016). Ser professor na contemporaneidade_ desafios da profissão. Inesul.edu.br .docx.pdf Restricted Access | 133,93 kB | Adobe PDF | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! | |
ADAP - Prado, A. F., Coutinho, J. B., Reis, O. P. O., Villalba, O. A. (2016). Ser professor na contemporaneidade_ desafios da profissão. Inesul.edu.br .docx Restricted Access | Word | 27,63 kB | Microsoft Word XML | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! |
ADAPPradoA.F.CoutinhoJ.B.ReisO.P.O.VillalbaO..html Restricted Access | HTML | 54,41 kB | HTML | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! |
Todos os itens na BDS estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.