Skip navigation
Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bds.unb.br/handle/123456789/1134
Título: Notas de lugar nenhum : sobre os primórdios da escolarização moderna
Autor(es): Hamilton, David
Data de publicação: Jan-2001
Referência bibliográfica: HAMILTON, David. Notas de lugar nenhum: sobre os primórdios da escolarização moderna. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 1, p. 45-73, jan./jun. 2001.
Resumo: Este artigo trata das iniciativas inovadoras nos métodos de ensino empreendidas por autores como Hoole e Comenius no século XVII. As inovações introduzidas por eles não só representavam reformulações herdadas de períodos mais remotos, como também contribuíram para a reconfiguração da política e a ascensão do Estado Moderno. Centrado na questão da emergência paralela da escolarização moderna e do Estado Moderno, o autor investe na crítica às leituras evolucionárias a partir de uma história cultural que lhe dá sustento para afirmar a tese de que a escolarização moderna não teve ancestrais institucionais. Como argumentos em favor da sua tese, ao autor opera duplo movimento: uma preliminar crítica historiográfica, pautada em fontes originais, mas subjugadas por um arcabouço darwiniano de interpretação, e uma subseqüente exposição de complexos meandros por meio dos quais idéias e práticas desordenadas combinaram-se para dar nascimento à escolarização moderna.
Aparece na Coleção:MT - Ciências Humanas

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hamilton_Notas_art.pdf
  Restricted Access
PDF200,13 kBAdobe PDFver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
Hamilton_Notas_art.docx
  Restricted Access
Doc38,77 kBMicrosoft Word XMLver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
Hamilton_Notas_art.html
  Restricted Access
HTML104,8 kBHTMLver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
Mostrar item em formato completo Visualizar estatísticas



Todos os itens na BDS estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.