http://bds.unb.br/handle/123456789/1134
Título: | Notas de lugar nenhum : sobre os primórdios da escolarização moderna |
Autor(es): | Hamilton, David |
Data de publicação: | Jan-2001 |
Referência bibliográfica: | HAMILTON, David. Notas de lugar nenhum: sobre os primórdios da escolarização moderna. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 1, p. 45-73, jan./jun. 2001. |
Resumo: | Este artigo trata das iniciativas inovadoras nos métodos de ensino empreendidas por autores como Hoole e Comenius no século XVII. As inovações introduzidas por eles não só representavam reformulações herdadas de períodos mais remotos, como também contribuíram para a reconfiguração da política e a ascensão do Estado Moderno. Centrado na questão da emergência paralela da escolarização moderna e do Estado Moderno, o autor investe na crítica às leituras evolucionárias a partir de uma história cultural que lhe dá sustento para afirmar a tese de que a escolarização moderna não teve ancestrais institucionais. Como argumentos em favor da sua tese, ao autor opera duplo movimento: uma preliminar crítica historiográfica, pautada em fontes originais, mas subjugadas por um arcabouço darwiniano de interpretação, e uma subseqüente exposição de complexos meandros por meio dos quais idéias e práticas desordenadas combinaram-se para dar nascimento à escolarização moderna. |
Aparece na Coleção: | MT - Ciências Humanas |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Hamilton_Notas_art.pdf Restricted Access | 200,13 kB | Adobe PDF | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! | |
Hamilton_Notas_art.docx Restricted Access | Doc | 38,77 kB | Microsoft Word XML | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! |
Hamilton_Notas_art.html Restricted Access | HTML | 104,8 kB | HTML | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! |
Todos os itens na BDS estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.