http://bds.unb.br/handle/123456789/1325| Título: | Paulo Freire no pensamento decolonial : um olhar pedagógico sobre a teoria pós-colonial latino-americana |
| Autor(es): | Penna, Camila |
| Data de publicação: | Dez-2014 |
| Referência bibliográfica: | PENNA, Camila. Paulo Freire no pensamento decolonial: um olhar pedagógico sobre a teoria pós-colonial latino-americana. Revista de Estudos e Pesquisas Sobre as Américas, Brasília, v. 8, n. 2, p. 181-199, dez. 2014. |
| Resumo: | O artigo retoma alguns pontos de convergência entre a obra de Paulo Freire "Pedagogia do Oprimido" (1968) e a perspectiva pós-colonial latino-americana (ou decolonial) com vistas a assinalar para o caráter pedagógico que esta tem no campo das ciências sociais. A partir da identificação e discussão de alguns aspectos convergentes na obra de Freire e nos trabalhos de Franz Fanon, Aimé Césaire, Enrique Dussel, Aníbal Quijano e Walter Mignolo, argumento que o pensamento destes autores pós-coloniais contribui para o ensino no campo das ciências sociais ao propor um novo lugar de fala a partir do paradigma colonialidade-modernidade. Assim como a "Pedagogia do Oprimido" propõe formas de descontrair o mito da estrutura opressora, a perspectiva pós-colonial assinala diferentes estratégias para a desconstrução do mito do eurocentrismo. O artigo aponta algumas dessas estratégias ressaltando sua contribuição pedagógica para um ensino menos colonizado no campo das ciências sociais. |
| Aparece na Coleção: | MT - Ciências Humanas |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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