http://bds.unb.br/handle/123456789/1325
Título: | Paulo Freire no pensamento decolonial : um olhar pedagógico sobre a teoria pós-colonial latino-americana |
Autor(es): | Penna, Camila |
Data de publicação: | Dez-2014 |
Referência bibliográfica: | PENNA, Camila. Paulo Freire no pensamento decolonial: um olhar pedagógico sobre a teoria pós-colonial latino-americana. Revista de Estudos e Pesquisas Sobre as Américas, Brasília, v. 8, n. 2, p. 181-199, dez. 2014. |
Resumo: | O artigo retoma alguns pontos de convergência entre a obra de Paulo Freire "Pedagogia do Oprimido" (1968) e a perspectiva pós-colonial latino-americana (ou decolonial) com vistas a assinalar para o caráter pedagógico que esta tem no campo das ciências sociais. A partir da identificação e discussão de alguns aspectos convergentes na obra de Freire e nos trabalhos de Franz Fanon, Aimé Césaire, Enrique Dussel, Aníbal Quijano e Walter Mignolo, argumento que o pensamento destes autores pós-coloniais contribui para o ensino no campo das ciências sociais ao propor um novo lugar de fala a partir do paradigma colonialidade-modernidade. Assim como a "Pedagogia do Oprimido" propõe formas de descontrair o mito da estrutura opressora, a perspectiva pós-colonial assinala diferentes estratégias para a desconstrução do mito do eurocentrismo. O artigo aponta algumas dessas estratégias ressaltando sua contribuição pedagógica para um ensino menos colonizado no campo das ciências sociais. |
Aparece na Coleção: | MT - Ciências Humanas |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Penna_Paulo_art.pdf Restricted Access | 193,32 kB | Adobe PDF | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! | |
Penna_Paulo_art.docx Restricted Access | DOC | 31,73 kB | Microsoft Word XML | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! |
Penna_Paulo_art.html Restricted Access | HTML | 87,23 kB | HTML | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! |
Todos os itens na BDS estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.