http://bds.unb.br/handle/123456789/1348
Campo Dublin Core | Valor | Língua |
---|---|---|
dc.contributor.author | Andrade, Rosana Cássia Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Resende, Marilene Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-29T13:29:24Z | - |
dc.date.available | 2024-08-29T13:29:24Z | - |
dc.date.issued | 2010-07 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Rosana Cássia Rodrigues; RESENDE, Marilene Ribeiro. Aspectos legais do estágio na formação de professores: uma retrospectiva histórica. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 1, n. 2, p. 230-252, jul./dez., 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bds.unb.br/handle/123456789/1348 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é analisar, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, os marcos regulatórios do estágio no Brasil — especialmente na formação de professores —, considerando que esses dispositivos traduzem concepções de formação e evidenciam elementos importantes para a discussão da complexa relação teoria-prática. Neste estudo, pôde-se verificar que, no campo da formação de professores, o estágio, nas primeiras escolas normais, estava inserido nas poucas disciplinas de formação pedagógica. A seguir, tornou-se um componente curricular mínimo, depois, a disciplina denominada "prática de ensino sob forma de estágio supervisionado", e, por último, um dos momentos da prática, concebida como componente curricular. Percebe-se, desse modo, que, nos dispositivos legais, ora a prática é tratada como prática de ensino se identificando com o estágio, ora são vistos como componentes distintos, revelando, assim, a complexidade e as múltiplas concepções da relação teoria-prática. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação em Perspectiva | pt_BR |
dc.title | Aspectos legais do estágio na formação de professores : uma retrospectiva histórica | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática de ensino | pt_BR |
dc.location.country | BRA | pt_BR |
dc.contributor.REBECA | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.audiodescriptor | Marques, Léia Dayanne Lourenço | - |
dc.contributor.others | Silva, Ricardo Sales da | - |
dc.date.audiodescription | 2021-07 | - |
dc.description.physicaldescription | p. 18 | pt_BR |
dc.description.accessibility | Totalmente acessibilizado | pt_BR |
Aparece na Coleção: | MT - Ciências Humanas |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Andrade,Resende_Aspectos_art.pdf Restricted Access | 168,54 kB | Adobe PDF | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! | |
Andrade,Resende_Aspectos_art.docx Restricted Access | DOC | 34,29 kB | Microsoft Word XML | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! |
Andrade,Resende_Aspectos_art.html Restricted Access | HTML | 80,71 kB | HTML | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! |
Todos os itens na BDS estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.