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Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.authorMurari, Juliana Cristhina-
dc.contributor.authorAmaral, Roseli Gall do-
dc.contributor.authorPereira Melo, José Joaquim-
dc.date.accessioned2024-09-09T14:49:57Z-
dc.date.available2024-09-09T14:49:57Z-
dc.date.issued2009-10-
dc.identifier.citationMURARI, Juliana Cristhina; AMARAL, Roseli Gall do; PEREIRA MELO, José Joaquim. Objetivos e características da educação Homérica: uma reflexão sobre o conceito de Areté." Anais do IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE/III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, Paraná, v. 29, p. 9855-9865, out. 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bds.unb.br/handle/123456789/1359-
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva discutir o conceito grego de educação por meio dos poemas homéricos: Ilíada e Odisséia. Ainda que essa literatura esteja repleta de elementos míticos, ela é um dos poucos vestígios que se têm da civilização micênica, revelando ao longo da narrativa muito da economia, da política, das artes, da educação, dos costumes e da convivência social dessa época. Numa perspectiva didático-pedagógica, é possível perceber que esses mitos apresentam personagens de extrema bravura, honestidade, sabedoria e um elevado senso de justiça. Heróis, como Aquiles, Ulisses e Heitor converteram-se em modelos a ser seguidos. Desde pequeno, o homem grego aristocrata era incitado a buscar as virtudes modelares desses heróis, tais como a honra, a coragem e a amizade; além disso, aprendia a respeitar os deuses e a crer em seus mitos, particularmente naqueles contidos na Ilíada e na Odisséia. Deveria também mostrar-se superior aos seus pares na força, na beleza, na habilidade com instrumentos musicais ou ainda na nobreza de sua linhagem. Todos estes atributos deveriam ser desenvolvidos ao máximo, para que esse jovem pudesse atingir a excelência, a areté heróica. Desse modo, por meio de suas personagens e do ideal que essas personagens incorporavam, os mitos exemplificavam comportamentos, instituíam determinados modos de ser e viver constituindo-se como instrumentos essenciais para a formação do homem dessa civilização. Por meio desses poemas procura-se refletir sobre as preocupações gregas quanto ao processo educativo, com vista a esboçar o sentido de educação para Homero e para os homens de seu tempo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE/III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogiapt_BR
dc.titleObjetivos e características da educação Homérica : uma reflexão sobre o conceito de Aretépt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.subject.keywordPoesiapt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordHomeropt_BR
dc.subject.keywordGrécia antigapt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
dc.contributor.REBECAUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.audiodescriptorChagas, Ezequiel da Silva-
dc.date.audiodescription2021-07-
dc.description.physicaldescriptionp. 12pt_BR
dc.description.accessibilityTotalmente acessibilizadopt_BR
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