http://bds.unb.br/handle/123456789/1359
Campo Dublin Core | Valor | Língua |
---|---|---|
dc.contributor.author | Murari, Juliana Cristhina | - |
dc.contributor.author | Amaral, Roseli Gall do | - |
dc.contributor.author | Pereira Melo, José Joaquim | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-09T14:49:57Z | - |
dc.date.available | 2024-09-09T14:49:57Z | - |
dc.date.issued | 2009-10 | - |
dc.identifier.citation | MURARI, Juliana Cristhina; AMARAL, Roseli Gall do; PEREIRA MELO, José Joaquim. Objetivos e características da educação Homérica: uma reflexão sobre o conceito de Areté." Anais do IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE/III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, Paraná, v. 29, p. 9855-9865, out. 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bds.unb.br/handle/123456789/1359 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetiva discutir o conceito grego de educação por meio dos poemas homéricos: Ilíada e Odisséia. Ainda que essa literatura esteja repleta de elementos míticos, ela é um dos poucos vestígios que se têm da civilização micênica, revelando ao longo da narrativa muito da economia, da política, das artes, da educação, dos costumes e da convivência social dessa época. Numa perspectiva didático-pedagógica, é possível perceber que esses mitos apresentam personagens de extrema bravura, honestidade, sabedoria e um elevado senso de justiça. Heróis, como Aquiles, Ulisses e Heitor converteram-se em modelos a ser seguidos. Desde pequeno, o homem grego aristocrata era incitado a buscar as virtudes modelares desses heróis, tais como a honra, a coragem e a amizade; além disso, aprendia a respeitar os deuses e a crer em seus mitos, particularmente naqueles contidos na Ilíada e na Odisséia. Deveria também mostrar-se superior aos seus pares na força, na beleza, na habilidade com instrumentos musicais ou ainda na nobreza de sua linhagem. Todos estes atributos deveriam ser desenvolvidos ao máximo, para que esse jovem pudesse atingir a excelência, a areté heróica. Desse modo, por meio de suas personagens e do ideal que essas personagens incorporavam, os mitos exemplificavam comportamentos, instituíam determinados modos de ser e viver constituindo-se como instrumentos essenciais para a formação do homem dessa civilização. Por meio desses poemas procura-se refletir sobre as preocupações gregas quanto ao processo educativo, com vista a esboçar o sentido de educação para Homero e para os homens de seu tempo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE/III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia | pt_BR |
dc.title | Objetivos e características da educação Homérica : uma reflexão sobre o conceito de Areté | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poesia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Homero | pt_BR |
dc.subject.keyword | Grécia antiga | pt_BR |
dc.location.country | BRA | pt_BR |
dc.contributor.REBECA | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.audiodescriptor | Chagas, Ezequiel da Silva | - |
dc.date.audiodescription | 2021-07 | - |
dc.description.physicaldescription | p. 12 | pt_BR |
dc.description.accessibility | Totalmente acessibilizado | pt_BR |
Aparece na Coleção: | MT - Ciências Humanas |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Murari,Amaral,Pereira Melo_Objetivos_art.pdf Restricted Access | 214,44 kB | Adobe PDF | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! | |
Murari,Amaral,Pereira Melo_Objetivos_art.docx Restricted Access | DOC | 84,15 kB | Microsoft Word XML | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! |
Murari,Amaral,Pereira Melo_Objetivos_art.html Restricted Access | HTML | 52,73 kB | HTML | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! |
Todos os itens na BDS estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.