http://bds.unb.br/handle/123456789/1378
Campo Dublin Core | Valor | Língua |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Thiago Francisco | - |
dc.date.accessioned | 2024-10-17T13:43:08Z | - |
dc.date.available | 2024-10-17T13:43:08Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Thiago Francisco. Didática, técnicas de ensino e formação docente: usar ou não usar? Eis a questão. In: MOREIRA, Flavio B; FERNANDES, Claudia; BARREIROS, Débora et al (org.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com currículo e avaliação. Rio de Janeiro: Faperj; CNPq; Capes; DP et Alii, 2020. p. 2228-2236. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bds.unb.br/handle/123456789/1378 | - |
dc.description.abstract | O texto tem por objetivo reposicionar o lugar das técnicas de ensino na formação inicial docente, para além dos seus usos meramente descritivos ou que levem ao tecnicismo. A metodologia empregada foi a revisão de literatura da área e a aplicação e análise de questionário em nossas turmas da disciplina Didática em uma universidade federal brasileira. Os dados apontaram o quanto os estudantes valorizaram a condução de atividades desenvolvidas ao longo do semestre em torno de práticas de planejamento e execução de metodologias e técnicas de ensino. Nosso argumento central, diante do que praticamos é de que, resguardados os cuidados teóricos, a presença de técnicas de ensino não constitui por si só, a materialização de uma didática técnica. Ao contrário, ao possibilitar o contato dos licenciandos com o currículo de sua atuação por meio de atividades como a análise de projetos políticos pedagógicos, a elaboração de planos de ensino e de planos de aula e o contato com as técnicas de ensino, contribui para construir o status da profissão docente. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | FAPERJ | pt_BR |
dc.title | Didática, técnicas de ensino e formação docente : usar ou não usar? Eis a questão | pt_BR |
dc.type | Parte de livro ou capítulo de livro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Didática | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Docência - formação | pt_BR |
dc.location.country | BRA | pt_BR |
dc.contributor.REBECA | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.audiodescriptor | Carvalho, Rafael Fernandes | - |
dc.contributor.others | Souza, Raiany Alves de | - |
dc.date.audiodescription | 2021-04 | - |
dc.description.physicaldescription | p. 8 | pt_BR |
dc.description.accessibility | Totalmente acessibilizado | pt_BR |
Aparece na Coleção: | MT - Ciências Humanas |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva_Didática_cap.pdf Restricted Access | 136,67 kB | Adobe PDF | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! | |
Silva_Didática_cap.docx Restricted Access | DOC | 42,91 kB | Microsoft Word XML | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! |
Silva_Didática_cap.html Restricted Access | HTML | 37,79 kB | HTML | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! |
Todos os itens na BDS estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.