Skip navigation
Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bds.unb.br/handle/123456789/1378
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.authorSilva, Thiago Francisco-
dc.date.accessioned2024-10-17T13:43:08Z-
dc.date.available2024-10-17T13:43:08Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Thiago Francisco. Didática, técnicas de ensino e formação docente: usar ou não usar? Eis a questão. In: MOREIRA, Flavio B; FERNANDES, Claudia; BARREIROS, Débora et al (org.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com currículo e avaliação. Rio de Janeiro: Faperj; CNPq; Capes; DP et Alii, 2020. p. 2228-2236.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bds.unb.br/handle/123456789/1378-
dc.description.abstractO texto tem por objetivo reposicionar o lugar das técnicas de ensino na formação inicial docente, para além dos seus usos meramente descritivos ou que levem ao tecnicismo. A metodologia empregada foi a revisão de literatura da área e a aplicação e análise de questionário em nossas turmas da disciplina Didática em uma universidade federal brasileira. Os dados apontaram o quanto os estudantes valorizaram a condução de atividades desenvolvidas ao longo do semestre em torno de práticas de planejamento e execução de metodologias e técnicas de ensino. Nosso argumento central, diante do que praticamos é de que, resguardados os cuidados teóricos, a presença de técnicas de ensino não constitui por si só, a materialização de uma didática técnica. Ao contrário, ao possibilitar o contato dos licenciandos com o currículo de sua atuação por meio de atividades como a análise de projetos políticos pedagógicos, a elaboração de planos de ensino e de planos de aula e o contato com as técnicas de ensino, contribui para construir o status da profissão docente.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherFAPERJpt_BR
dc.titleDidática, técnicas de ensino e formação docente : usar ou não usar? Eis a questãopt_BR
dc.typeParte de livro ou capítulo de livropt_BR
dc.subject.keywordDidáticapt_BR
dc.subject.keywordEnsinopt_BR
dc.subject.keywordDocência - formaçãopt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
dc.contributor.REBECAUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.audiodescriptorCarvalho, Rafael Fernandes-
dc.contributor.othersSouza, Raiany Alves de-
dc.date.audiodescription2021-04-
dc.description.physicaldescriptionp. 8pt_BR
dc.description.accessibilityTotalmente acessibilizadopt_BR
Aparece na Coleção:MT - Ciências Humanas

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva_Didática_cap.pdf
  Restricted Access
PDF136,67 kBAdobe PDFver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
Silva_Didática_cap.docx
  Restricted Access
DOC42,91 kBMicrosoft Word XMLver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
Silva_Didática_cap.html
  Restricted Access
HTML37,79 kBHTMLver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
Mostrar item em formato simples Visualizar estatísticas



Todos os itens na BDS estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.