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Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bds.unb.br/handle/123456789/1396
Título: Acesso à educação básica e sua universalização : missão ainda a ser cumprida
Autor(es): Simões, Armando Amorim
Data de publicação: Nov-2019
Referência bibliográfica: SIMÕES, Armando Amorim. Acesso à educação básica e sua universalização: missão ainda a ser cumprida. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Brasília, v. 2, p. 17-72, nov. 2019.
Resumo: Com base na revisão do debate acadêmico sobre o acesso à educação básica no Brasil, este trabalho analisa as curvas de acesso, um indicador gráfico que evidencia os aspectos da integralidade e universalidade do acesso escolar entre os jovens de diferentes grupos sociais. Até que ponto chegam, em média, os jovens na trajetória escolar? Em que etapas da trajetória escolar os alunos se evadem? Que desigualdades de acesso existem entre diferentes grupos da população? Que padrões podem ser identificados no acesso escolar em diferentes regiões e estados? Houve evolução no acesso à educação básica no Brasil ao longo do período 2002-2017? Quais estados apresentam melhor desempenho quanto ao acesso à educação básica? Descortinar o fenômeno do acesso escolar e identificar padrões na sua evolução ao longo do tempo é tarefa central para entender que a universalização do acesso à educação básica é, ainda, uma missão a ser cumprida no Brasil.
Aparece na Coleção:MT - Ciências Humanas

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