http://bds.unb.br/handle/123456789/1417
Título: | Novas tendências ou velhas persistências? : modernização e expansão educacional no Brasil |
Autor(es): | Brito, Murilo Marschner Alves de |
Data de publicação: | Mar-2017 |
Referência bibliográfica: | BRITO, Murilo Marschner Alves de. Novas tendências ou velhas persistências?: modernização e expansão educacional no Brasil. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 163, p. 224–263, jan./mar. 2017. |
Resumo: | O artigo tem por objetivo investigar padrões de associação entre origens sociais e destinos educacionais nos níveis fundamental, médio e superior, ao longo do processo de modernização da sociedade brasileira. A análise baseia-se na agenda de pesquisa em modelos de progressão educacional e na agenda comparativa internacional que dela deriva. São apresentados resultados da estimação de modelos de progressão educacional a partir de dados dos censos demográficos entre 1960 e 2010, e os principais achados evidenciam parâmetros de desigualdade distintos por nível educacional - diminuição relativa na conclusão do ensino fundamental, desigualdades persistentes na conclusão do nível médio e desigualdades crescentes na entrada do ensino superior. |
Aparece na Coleção: | MT - Ciências Humanas |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Brito_Novas_art.pdf Restricted Access | 1,89 MB | Adobe PDF | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! | |
Brito_Novas_art.docx Restricted Access | DOC | 2,65 MB | Microsoft Word XML | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! |
Brito_Novas_art.html Restricted Access | HTML | 222,75 kB | HTML | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! |
Todos os itens na BDS estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.