http://bds.unb.br/handle/123456789/1421
Campo Dublin Core | Valor | Língua |
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dc.contributor.author | Butler, Judith | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-15T14:26:47Z | - |
dc.date.available | 2025-01-15T14:26:47Z | - |
dc.date.issued | 2020-12-14 | - |
dc.identifier.citation | BUTLER, Judith. Em perigo/perigoso: racismo esquemático e paranoia branca. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 46, 14 dez. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bds.unb.br/handle/123456789/1421 | - |
dc.description.abstract | Originalmente, o texto foi publicado em 1993, como capítulo do livro editado por Robert Gooding-Williams, dedicado à análise dos acontecimentos desdobrados a partir do espancamento de Rodney King, um homem negro de 27 anos, por policiais brancos, em março de 1991, na cidade de Los Angeles. A violência foi registrada em vídeo e gerou indignação pública, tornando possível que quatro policiais fossem indiciados criminalmente. Levados a júri, todos foram absolvidos, o que desencadeou um ciclo de protestos ao longo de quase uma semana; duramente reprimidos pela mesma força policial que se lançou sobre Rodney King, deixaram mais de sessenta mortos e mais de dois mil feridos. A contribuição de Judith Butler se dedica a compreender como foi possível que acusação e defesa tenham, ambas, recorrido à gravação. Como um mesmo conjunto de imagens pôde ter sido "visto" como demonstração da violência policial e como sua justificativa? A autora identifica a existência de um campo de visibilidade racialmente saturado, que circunscreve a percepção de pessoas que se compreendem enquanto brancas, cuja identidade se sustenta na projeção da violência sobre o outro racializado enquanto negro. Nesse sentido, a absolvição se torna compreensível como efeito de uma episteme racista, que toma o corpo masculino negro de Rodney King como origem e razão da violência que lhe foi impingida, isentando os policiais de responsabilidade. Daí a importância estratégica do ato público de ler e reler tais imagens, postas a funcionar num enquadramento que se sustenta num regime racista de produção e distribuição das imagens, que frequentemente concentra as possibilidades de torná-las legíveis. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Educação e Pesquisa | pt_BR |
dc.title | Em perigo/perigoso : racismo esquemático e paranoia branca | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Racismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Violência policial | pt_BR |
dc.location.country | BRA | pt_BR |
dc.contributor.REBECA | Universidade de Brasília | pt_BR |
dc.contributor.audiodescriptor | Ferreira, Bruno Gomes | - |
dc.contributor.others | Oliveira, Layene | - |
dc.date.audiodescription | 2022-01 | - |
dc.description.physicaldescription | 11 p. | pt_BR |
dc.description.accessibility | Totalmente acessibilizado | pt_BR |
Aparece na Coleção: | MT - Ciências Humanas |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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