Skip navigation
Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bds.unb.br/handle/123456789/1427
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.authorCosta, Bruno Lazzarotti Diniz-
dc.contributor.authorBrandão, Lucas-
dc.date.accessioned2025-01-17T14:58:13Z-
dc.date.available2025-01-17T14:58:13Z-
dc.date.issued2022-08-
dc.identifier.citationCOSTA, Bruno Lazzarotti Diniz; BRANDÃO, Lucas. A resposta educacional dos municípios à Covid-19: diversidade, trajetória e desigualdades. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 27, n. 87, ago. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2236-5710-
dc.identifier.urihttp://bds.unb.br/handle/123456789/1427-
dc.description.abstractO artigo analisa as modalidades de respostas educacionais das redes municipais de educação diante da interdição, em virtude da pandemia de Covid-19, das atividades escolares presenciais, os padrões de resposta e, particularmente, em que medida as variações na qualidade e amplitude dessas estratégias tendem a reproduzir ou aprofundar as desigualdades educacionais existentes. O objetivo foi operacionalizado pela análise dos dados de resposta a questionários aplicados pelo censo educacional, agregadas em um indicador sintético. O comportamento do indicador foi analisado levando-se em conta o legado das políticas educacionais prévias - medido pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) municipal -, o contexto socioeconômico em que foram implementadas - o nível socioeconômico médio dos estudantes da rede -, a diversidade regional brasileira e o porte populacional dos municípios. Os resultados apontam que, de fato, nos municípios de nível socioeconômico mais alto e com trajetória educacional mais exitosa, as alternativas ao fechamento das escolas tenderam a ser mais abrangentes e diversificadas, sugerindo o risco de que esse seja mais um vetor de aprofundamento das desigualdades educacionais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos Gestão Pública e Cidadaniapt_BR
dc.titleA resposta educacional dos municípios à Covid-19 : diversidade, trajetória e desigualdadespt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.subject.keywordDesigualdadept_BR
dc.subject.keywordCenso escolarpt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
dc.contributor.REBECAUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.audiodescriptorCampos, Hetyanny Alves-
dc.contributor.othersCarvalho, Izabely-
dc.date.audiodescription2022-11-
dc.description.physicaldescription25 p.pt_BR
dc.description.accessibilityTotalmente acessibilizadopt_BR
Aparece na Coleção:MT - Ciências Humanas

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Costa,Brandão_A_art.pdf
  Restricted Access
PDF1,08 MBAdobe PDFver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
Costa,Brandão_A_art.docx
  Restricted Access
DOC805,82 kBMicrosoft Word XMLver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
Costa,Brandão_A_art.html
  Restricted Access
HTML126,86 kBHTMLver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
Mostrar item em formato simples Visualizar estatísticas



Todos os itens na BDS estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.