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Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bds.unb.br/handle/123456789/1435
Título: A universalização da avaliação e a criação do Ideb : pressupostos e perspectivas
Autor(es): Fernandes, Reynaldo
Data de publicação: Ago-2016
Referência bibliográfica: FERNANDES, Reynaldo. A universalização da avaliação e a criação do Ideb: pressupostos e perspectivas. Em Aberto, Brasília, v. 29, n. 96, p. 99-111, maio/ago. 2016.
Resumo: O artigo analisa o processo de incorporação da noção de responsabilização nas avaliações em larga escala e, em particular, as políticas de criação da Prova Brasil e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Argumenta-se que a consolidação do processo de avaliação realizado pelo Ministério da Educação foi fundamental para a construção do que se identificou como modelo brasileiro de educação básica, formado pelo tripé: descentralização na oferta dos serviços educacionais, critérios de financiamento definidos pela Federação e avaliação centralizada.
Aparece na Coleção:MT - Ciências Humanas

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