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Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bds.unb.br/handle/123456789/195
Título: Avaliações em debate
Autor(es): Vianna, Heraldo Marelim
Data de publicação: 2003
Referência bibliográfica: VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliações em debate. Brasília: Plano Editora, 2003. 83 p.
Resumo: Avaliações em Debate: SAEB/ENEM/PROVÂO é um texto que procura discutir as grandes avaliações que vêm ocorrendo no país, a partir dos anos 90, quando foram instituídos o Sistema de Avaliação do Ensino Básico/ SAEB, Exame Nacional do Ensino Médio/ENEM e o Exame Nacional de Cursos/ ENC, sendo este último mais conhecido como "Provão". A análise parte da apresentação de alguns problemas críticos, especialmente tendo em vista a questão da avaliação da qualidade da educação. Discute também o quadro do acesso ao ensino superior, que é caracterizado como sendo bastante discutível. A avaliação do SAEB, conhecida por sua sofisticação técnica, como mostra o texto, não tem maior impacto sobre o sistema de ensino. O ENEM é visto criticamente com bastante cuidado, sendo apresentadas soluções alternativas aos seus problemas. O presente trabalho argumenta que o chamado "Provão" apresenta pontos controversos e uma proposta realista é oferecida. Além de discutir a questão do uso inadequado dl "curva normal" cm situações anômalas pela sua assimetria, o texto debate o mito da comparação de resultados. Uma solução alternativa é proposta para o exame de cursos e são examinadas as reconhecidas possibilidades da auto-avaliação e da avaliação externa.
Assunto: Avaliação educacional
Aparece na Coleção:MT - Ciências Humanas

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