http://bds.unb.br/handle/123456789/270
Título: | Por que (não) ensinar gramática na escola |
Autor(es): | Possenti, Sírio |
Data de publicação: | 2002 |
Editora: | Mercado das Letras |
Referência bibliográfica: | POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. São Paulo: Mercado das Letras: Associação de Leitura do Brasil, 2002. 95 p. (Coleção leituras no Brasil) |
Resumo: | A primeira parte deste livro expõe questões fundamentais ralativa à natureza e ao aprendizado das línguas, destacando os fatores internos e externos da variação linguística, a natureza das gramáticas "naturais", dos "erros" dos aprendizes ou falantes, e aspectos dos funcionamento da língua ligados aos contextos e valores sociais. Defende-se que o aprendizado de uma língua é um processo relativamente complexo, mas ao mesmo tempo natural; que a escola deve privilegiar a escrita, mas que as características da oralidade são cruciais para entender o processo geral. |
Assunto: | Gramática Linguística |
Aparece na Coleção: | MT - Lingüística, Letras e Artes |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
por_que_(nao)_ensinar_gramatica.htm Restricted Access | 189,34 kB | HTML | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! | |
por_que_(não)_ensinar_gramatica.pdf Restricted Access | 273,37 kB | Adobe PDF | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! |
Todos os itens na BDS estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.