http://bds.unb.br/handle/123456789/534
Título: | Itinerários da inclusão escolar : múltiplos olhares, saberes e práticas |
Autor(es): | Souza, Olga Solange Herval |
Data de publicação: | 2008 |
Editora: | Editora AGE |
Referência bibliográfica: | SOUZA, Olga Solange Herval. Itinerários da inclusão escolar: múltiplos olhares, saberes e práticas. Porto Alegre: Editora AGE, 2008. 200 p. |
Resumo: | A presente obra reúne textos que trazem uma diversificada e atualizada fundamentação teórica, colocando-nos em contato direto com os sujeitos e suas necessidades de ir e vir, de construir uma vida de qualidade e de assumir a autoria dos seus projetos existenciais. As experiências, descritas aqui, sobre a inclusão de pessoas com deficiência visual em diferentes contextos, suscitam, nas entrelinhas, questionamentos sobre o uso emblemático da proposta de educação inclusiva sem que, no dia-a-dia, encontremos concretizadas condições, ao menos razoáveis, para obter os êxitos esperados. Um dos critérios utilizados na seleção dos temas, para organização deste livro, foi o de reunir textos fundamentados em pesquisas realizadas em diferentes contextos, sob vários olhares, atendendo às expectativas das ciências da educação, que exigem uma interlocução com a realidade e a produção de conhecimentos, em vez de reproduzir literalmente idéias de diferentes autores. Isso poderá ser conferido nos depoimentos de alunos que constam no livro, os quais se revestem de grande valor às reflexões críticas acerca do sentido das relações humanas, tal como se mostram nos discursos e nas ações. |
Assunto: | Educação inclusiva Distúrbios de aprendizagem Inclusão social |
Aparece na Coleção: | MT - Ciências Humanas |
Todos os itens na BDS estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.