Skip navigation
Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bds.unb.br/handle/123456789/587
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.authorAlencar, José de-
dc.contributor.otherAlmeida, Jaqueline-
dc.contributor.otherFreitas, Ana Caroline-
dc.date.accessioned2012-04-25T03:58:26Z-
dc.date.available2012-04-25T03:58:26Z-
dc.date.issued1994-
dc.identifier.citationALENCAR, José de. Senhora. São Paulo: Editora Spicione, 1994. 183 p.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bds.unb.br/handle/123456789/587-
dc.description.abstractO Romantismo, entendido aqui como escola literária, vivia os seus últimos anos de glória quando veio a público Senhora — perfil de mulher, em 1875, penúltimo livro de José de Alencar. Seis anos depois, em 1881, Machado de Assis e Aluísio Azevedo escancaravam as portas do Realismo/Naturalismo. Senhora vem completar uma trilogia, ao lado de Lucíola (1862) e Diva (1864). Os três romances apresentam, como subtítulo, a intenção do autor: traçar "perfis de mulher"; para tanto, narra-nos ações e reações de tipos femininos que vivem situações marcadas pelo conflito, pela contradição. Outro ponto em comum: as três obras foram publicadas sob o pseudônimo de G. M., criado exclusivamente para esse fim. Que tintas usou Alencar para traçar esses "perfis"? Entre as cores fortes e emotivas do coração e os tons mais equilibrados e profundos das mentes, optou declaradamente pelas primeiras. Rebatendo algumas críticas que lhe eram feitas, Alencar publica, como apêndice ao romance Senhora, uma simulação de carta-resposta escrita por uma leitora (na verdade, escrita pelo próprio Alencar); nessa carta, o escritor afirma que se dedicava, mais do que qualquer outro escritor, a um "gênero, que se pode qualificar de romance fisiológico". Essa classificação, seguindo um caminho inaugurado por Balzac, aplicava-se ao romance que procurava realizar um estudo do comportamento humano "penetrando no coração de seus personagens". Que "mulheres" têm seus corações devassados pelo escritor? Em seus romances urbanos, ambientados no Rio de Janeiro do Segundo Império, nos deparamos com mulheres idealizadas que refletem, em suas ações e reações, dois modelos de sociedade: a real, com seus valores em estado de mutação; e a desejada por José de Alencar, com seus valores ameaçados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEditora Spicionept_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - romancept_BR
dc.titleSenhorapt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
dc.rights.licenseEsta obra encontra-se em domínio público.-
dc.contributor.REBECAUniversidade de Brasília-
dc.description.physicaldescription183 p.pt_BR
dc.description.accessibilityParcialmente acessibilizado-
Aparece na Coleção:MT - Lingüística, Letras e Artes

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
01 apresentação.htm
  Restricted Access
21,43 kBHTMLver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
02 primeira parte o preco.htm
  Restricted Access
216,29 kBHTMLver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
03 segunda parte quitação.htm
  Restricted Access
128,51 kBHTMLver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
04 terceira parte posse.htm
  Restricted Access
184 kBHTMLver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
05 quarta parte resgate.htm
  Restricted Access
174,49 kBHTMLver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
01 apresentação.pdf
  Restricted Access
34,12 kBAdobe PDFver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
02 primeira parte o preco.pdf
  Restricted Access
269,36 kBAdobe PDFver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
03 segunda parte quitação.pdf
  Restricted Access
159,34 kBAdobe PDFver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
04 terceira parte posse.pdf
  Restricted Access
233,22 kBAdobe PDFver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
05 quarta parte resgate.pdf
  Restricted Access
221,85 kBAdobe PDFver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
Mostrar item em formato simples Visualizar estatísticas



Todos os itens na BDS estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.