Skip navigation
Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bds.unb.br/handle/123456789/630
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.authorAndrade, Ludimila Thomé de-
dc.contributor.otherMachado, Débora-
dc.contributor.otherNegreiros, Nayana-
dc.contributor.otherGonçalves, Renato-
dc.contributor.otherFreitas, Marina-
dc.date.accessioned2012-05-23T18:02:58Z-
dc.date.available2012-05-23T18:02:58Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationANDRADE, Ludmila Tomé. Professores-leitores e sua formação. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2004. 172 p.pt_BR
dc.identifier.isbn85-7526-131-2pt_BR
dc.identifier.urihttp://bds.unb.br/handle/123456789/630-
dc.description.abstractNeste livro, Ludmila Thomé de Andrade apresenta resultados de pesquisas que ela desenvolveu em torno da seguinte questão: qual o papel da universidade no processo de alimentar e "regular" as leituras dos professores do ensino básico? O tema central é a leitura dos professores em formação, em diferentes instâncias educacionais. Partindo do foco na leitura, a autora nos faz refletir sobre a questão mais ampla das relações entre a pesquisa universitária e a prática do ensino na educação básica. Nos sucessivos capítulos, são abordadas as seguintes questões: A maneira como o professor - ou o futuro professor - lida com as leituras propostas pela universidade: como os saberes universitários modelam a relação do professor com a leitura? As imagens de professor presentes nos textos sobre língua materna e ensino de português, escritos por lingüistas, em exercício nas universidades: Quem é o professor leitor presumido que aparece nesses textos? Que representação tem o lingüista do professor a quem se dirige? As pesquisas sobre formação docente, a análise de relatos de professores sobre sua formação profissional e as experiências de letramento, mencionadas pelas professoras participantes de um curso de extensão em alfabetização. O que pensam as docentes sobre leituras e sua formação? A leitura em construção, por alunos e professores de um curso de Pedagogia: O que é ler e escrever para se tornar professor? A leitura deste livro revela o quanto nos falta aprender sobre o que busca o professor-leitor: Ler para aprender? ler para ensinar? Ler para reinventar a prática? Ler para compreender o mundo? Ou ler para botar o dedo no gatilho, como disse Cortázar?pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEditora Autênticapt_BR
dc.subjectProfessores - formação-
dc.subjectLeitura-
dc.titleProfessores-leitores e sua formaçãopt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.title.seriesColeção Linguagem e Educaçãopt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
dc.contributor.REBECAUniversidade de Brasília-
dc.description.physicaldescription172 p.-
dc.description.accessibilityParcialmente acessibilizado-
Aparece na Coleção:MT - Ciências Humanas

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
01 apresentação.htm
  Restricted Access
28,31 kBHTMLver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
02 capítulo 1.htm
  Restricted Access
168,92 kBHTMLver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
03 capítulo 2.htm
  Restricted Access
96,94 kBHTMLver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
04 capítulo 3.htm
  Restricted Access
125,12 kBHTMLver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
01 apresentação.pdf
  Restricted Access
76,31 kBAdobe PDFver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
02 capítulo 1.pdf
  Restricted Access
386,86 kBAdobe PDFver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
03 capítulo 2.pdf
  Restricted Access
234,5 kBAdobe PDFver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
04 capítulo 3.pdf
  Restricted Access
208,67 kBAdobe PDFver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
Mostrar item em formato simples Visualizar estatísticas



Todos os itens na BDS estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.