http://bds.unb.br/handle/123456789/647| Título: | A educação dos superdotados |
| Autor(es): | Secretaria de Estados da Educação Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas |
| Data de publicação: | 1988 |
| Editora: | Editora SE/CENP |
| Referência bibliográfica: | Secretaria de Estados da Educação; Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. A educação de superdotados. São Paulo: Editora SE/CENP, 1988. 84 p. |
| Resumo: | O termo superdotado tem sido alvo de controvérsias e indagações de inúmeros pesquisadores que, ao longo dos anos, vêm desenvolvendo estudos e trabalhos sobre o assunto. O conceito de superdotado tem sofrido modificações de acordo com a época e o contexto sociocultural. A cultura greco-romana valorizava a oratória, a política, a filosofia e os conhecimentos matemáticos. Os chineses, por sua vez, valorizavam a produção de poesias e ensaios. Na Turquia, no século XV, fundou-se em Constantinopla, uma escola para desenvolver o potencial dos meninos mais fortes e inteligentes. Nas primeiras tentativas de conceituar superdotação nos Estados Unidos, o aspecto preponderante relacionava-se ao escore do QI, que passou a ser aceito e muito difundido. O indivíduo considerado intelectualmente superdotado era o que apresentava maior capacidade de conhecimento, compreensão e discernimento. |
| Assunto: | Educação de superdotados |
| Aparece na Coleção: | MT - Ciências Humanas |
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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