http://bds.unb.br/handle/123456789/647
Título: | A educação dos superdotados |
Autor(es): | Secretaria de Estados da Educação Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas |
Data de publicação: | 1988 |
Editora: | Editora SE/CENP |
Referência bibliográfica: | Secretaria de Estados da Educação; Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. A educação de superdotados. São Paulo: Editora SE/CENP, 1988. 84 p. |
Resumo: | O termo superdotado tem sido alvo de controvérsias e indagações de inúmeros pesquisadores que, ao longo dos anos, vêm desenvolvendo estudos e trabalhos sobre o assunto. O conceito de superdotado tem sofrido modificações de acordo com a época e o contexto sociocultural. A cultura greco-romana valorizava a oratória, a política, a filosofia e os conhecimentos matemáticos. Os chineses, por sua vez, valorizavam a produção de poesias e ensaios. Na Turquia, no século XV, fundou-se em Constantinopla, uma escola para desenvolver o potencial dos meninos mais fortes e inteligentes. Nas primeiras tentativas de conceituar superdotação nos Estados Unidos, o aspecto preponderante relacionava-se ao escore do QI, que passou a ser aceito e muito difundido. O indivíduo considerado intelectualmente superdotado era o que apresentava maior capacidade de conhecimento, compreensão e discernimento. |
Assunto: | Educação de superdotados |
Aparece na Coleção: | MT - Ciências Humanas |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A educação dos superdotados.htm Restricted Access | 269,61 kB | HTML | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! | |
A educação dos superdotados.pdf Restricted Access | 420,12 kB | Adobe PDF | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! |
Todos os itens na BDS estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.