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Título: A educação dos superdotados
Autor(es): Secretaria de Estados da Educação
Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas
Data de publicação: 1988
Editora: Editora SE/CENP
Referência bibliográfica: Secretaria de Estados da Educação; Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas. A educação de superdotados. São Paulo: Editora SE/CENP, 1988. 84 p.
Resumo: O termo superdotado tem sido alvo de controvérsias e indagações de inúmeros pesquisadores que, ao longo dos anos, vêm desenvolvendo estudos e trabalhos sobre o assunto. O conceito de superdotado tem sofrido modificações de acordo com a época e o contexto sociocultural. A cultura greco-romana valorizava a oratória, a política, a filosofia e os conhecimentos matemáticos. Os chineses, por sua vez, valorizavam a produção de poesias e ensaios. Na Turquia, no século XV, fundou-se em Constantinopla, uma escola para desenvolver o potencial dos meninos mais fortes e inteligentes. Nas primeiras tentativas de conceituar superdotação nos Estados Unidos, o aspecto preponderante relacionava-se ao escore do QI, que passou a ser aceito e muito difundido. O indivíduo considerado intelectualmente superdotado era o que apresentava maior capacidade de conhecimento, compreensão e discernimento.
Assunto: Educação de superdotados
Aparece na Coleção:MT - Ciências Humanas

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