http://bds.unb.br/handle/123456789/674
Título: | A multimodalidade textual no livro didático de português |
Autor(es): | Maroun, Cristiane Ribeiro Gomes Bou |
Data de publicação: | 2006 |
Editora: | Departamento de Lingüística, Línguas Clássicas e Vernácula |
Referência bibliográfica: | MAROUN, Cristiane Ribeiro Gomes Bou. A multimodalidade textual no livro didático de português. Brasília: Departamento de Lingüística, Línguas Clássicas e Vernácula, 2006. 116 p. |
Resumo: | A profusão de imagens, nas práticas de escrita, abriu espaço para mudanças do discurso, colocando em evidência a linguagem visual. Hoje em dia, os textos requerem alem de aparato tecnológico, cores variadas e sofisticados recursos visuais. Entram em alta os textos multimodais, ou seja, aqueles que empregam duas ou mais modalidades semióticas em sua composição. A presença de textos compostos pelas modalidades verbal e visual no livro didático de Português motivou-me a desenvolver pesquisa sobre o assunto. Então surgiu o objetivo deste trabalho: analisar, sob a perspectiva da Análise de Discurso Critica (ADC) e da Teoria da Semiótica Social, a forma como a multimodalidade dos textos e explorada nos livros didáticos de Português do Ensino Médio selecionados para análise, de forma a conduzir ou não os alunos a interpretação de todos os modos semióticos presentes no texto. Para tanto, levantei três perguntas de pesquisa: 1) As atividades propostas pelo livro didático para cada texto selecionado levam o aluno a leitura crítica de todos os modos semióticos presentes no texto? 2) Como são produzidos os sentidos nos textos multimodais que apresentam as modalidades verbal e visual? 3) Como e tratada a ideologia nos textos selecionados para análise? Este estudo teve como fundamentação teórica a Análise de Discurso Crítica (ADC) e a Teoria da Semiótica Social. A construção do corpus da pesquisa foi qualitativa: selecionei seis textos, formados pelas modalidades verbal e visual, extraídos de três livros didáticos de Português do Ensino Médio (Volume Único). Pela analise desses textos, com base nas categorias de Kress e van Leeuwen (1996), de Fairclough (2001, 2003) e de Thompson (1995), foi possível verificar que as modalidades escrita, oral e visual concedem ao produtor do signo a realização do seu propósito ideológico, o que confere ao texto multimodal um de seus princípios mais relevantes: o do poder. Os produtores e os leitores possuem poder em relação ao texto, produzindo signos complexos, sustentados pelos interesses dos interlocutores. A aplicação das categorias analíticas possibilitou, ainda, a constatação de que as imagens integram argumentos discursivos a parte do discurso falado ou escrito e de que a composição das linguagens verbal e visual não e neutra ou livre de valores. 0 futuro nos reserva uma comunicação mais intensamente multimodal e, por isso, a escola deve buscar construir e transformar a realidade cultural, por meio de um ensino de produção e de leitura de textos que trabalhe, além da modalidade verbal, a modalidade visual de forma sistematizada, com base nas categorias da Gramática Visual, para um ensino de Língua Portuguesa que atenda as necessidades de um mundo multissemiótico em transformação. |
Assunto: | Linguística |
Aparece na Coleção: | MT - Lingüística, Letras e Artes |
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