Skip navigation
Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bds.unb.br/handle/123456789/724
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.authorVirgolim, Angela Mágda Rodrigues-
dc.contributor.otherCrestani, Juliana Gabriel-
dc.contributor.otherSantos, Jaqueline-
dc.contributor.otherAmano, Amanda Midôri-
dc.date.accessioned2012-09-25T20:48:17Z-
dc.date.available2012-09-25T20:48:17Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationVIRGOLIM, Angela Mágda Rodrigues. A educação de alunos com superdotação. In: ENSAIOS pedagógicos: construindo escolas inclusivas.Brasília: MEC, 2005. p. 145-158.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bds.unb.br/handle/123456789/724-
dc.description.abstractGrandes progressos têm sido feitos na educação brasileira, a qual tem sido efetiva no sentido de favorecer o acesso gratuito à educação para todas as crianças e jovens de todas as camadas sociais. No entanto, a educação brasileira tem sido menos efetiva no que tange ao provimento das necessidades especiais educacionais de seu alunado. Para as crianças especiais que se encontram nos extremos – tanto aquelas com deficiências, quanto as com altas habilidades – o compromisso com a individualização de sua educação tem sido hesitante e incompleto através da nossa história. O educador norteamericano James Gallagher (1994) faz uma interessante reflexão neste sentido, que também se aplica ao nosso contexto. Segundo ele, o fracasso em possibilitar que crianças com deficiências desenvolvam o seu potencial é uma tragédia pessoal tanto para elas quanto para suas famílias; no entanto, o fracasso em ajudar crianças com altas habilidades a desenvolver o seu potencial é uma tragédia para a sociedade, embora seja difícil medir a extensão desse fracasso. Diz este autor: “como podemos medir a extensão de uma sonata que não foi escrita, de uma droga com poderes curativos que não foi descoberta, ou da ausência de liderança política? As crianças superdotadas são parte substancial das diferenças entre o que somos e o que poderíamos ser enquanto sociedade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.subjectSuperdotados-
dc.subjectCrianças superdotadas - educação-
dc.subjectEducação especial-
dc.titleA educação de alunos com superdotaçãopt_BR
dc.typeParte de livro ou capítulo de livropt
dc.location.countryBRApt_BR
dc.contributor.REBECAUniversidade de Brasília-
dc.description.physicaldescriptionp. 145-158-
dc.description.accessibilityTotalmente acessibilizado-
Aparece na Coleção:MT - Ciências Humanas

Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
c_de_livro_a_educacao_de_alunos_com_superdotacao_virgolim.htm
  Restricted Access
51,4 kBHTMLver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
c_de_livro_a_educacao_de_alunos_com_superdotacao_virgolim.pdf
  Restricted Access
122,8 kBAdobe PDFver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia!
Mostrar item em formato simples Visualizar estatísticas



Todos os itens na BDS estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.