http://bds.unb.br/handle/123456789/724
Campo Dublin Core | Valor | Língua |
---|---|---|
dc.contributor.author | Virgolim, Angela Mágda Rodrigues | - |
dc.contributor.other | Crestani, Juliana Gabriel | - |
dc.contributor.other | Santos, Jaqueline | - |
dc.contributor.other | Amano, Amanda Midôri | - |
dc.date.accessioned | 2012-09-25T20:48:17Z | - |
dc.date.available | 2012-09-25T20:48:17Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | VIRGOLIM, Angela Mágda Rodrigues. A educação de alunos com superdotação. In: ENSAIOS pedagógicos: construindo escolas inclusivas.Brasília: MEC, 2005. p. 145-158. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bds.unb.br/handle/123456789/724 | - |
dc.description.abstract | Grandes progressos têm sido feitos na educação brasileira, a qual tem sido efetiva no sentido de favorecer o acesso gratuito à educação para todas as crianças e jovens de todas as camadas sociais. No entanto, a educação brasileira tem sido menos efetiva no que tange ao provimento das necessidades especiais educacionais de seu alunado. Para as crianças especiais que se encontram nos extremos – tanto aquelas com deficiências, quanto as com altas habilidades – o compromisso com a individualização de sua educação tem sido hesitante e incompleto através da nossa história. O educador norteamericano James Gallagher (1994) faz uma interessante reflexão neste sentido, que também se aplica ao nosso contexto. Segundo ele, o fracasso em possibilitar que crianças com deficiências desenvolvam o seu potencial é uma tragédia pessoal tanto para elas quanto para suas famílias; no entanto, o fracasso em ajudar crianças com altas habilidades a desenvolver o seu potencial é uma tragédia para a sociedade, embora seja difícil medir a extensão desse fracasso. Diz este autor: “como podemos medir a extensão de uma sonata que não foi escrita, de uma droga com poderes curativos que não foi descoberta, ou da ausência de liderança política? As crianças superdotadas são parte substancial das diferenças entre o que somos e o que poderíamos ser enquanto sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.subject | Superdotados | - |
dc.subject | Crianças superdotadas - educação | - |
dc.subject | Educação especial | - |
dc.title | A educação de alunos com superdotação | pt_BR |
dc.type | Parte de livro ou capítulo de livro | pt |
dc.location.country | BRA | pt_BR |
dc.contributor.REBECA | Universidade de Brasília | - |
dc.description.physicaldescription | p. 145-158 | - |
dc.description.accessibility | Totalmente acessibilizado | - |
Aparece na Coleção: | MT - Ciências Humanas |
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
c_de_livro_a_educacao_de_alunos_com_superdotacao_virgolim.htm Restricted Access | 51,4 kB | HTML | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! | |
c_de_livro_a_educacao_de_alunos_com_superdotacao_virgolim.pdf Restricted Access | 122,8 kB | Adobe PDF | ver/abrir Acesso restrito. Você pode solicitar uma cópia! |
Todos os itens na BDS estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.