http://bds.unb.br/handle/123456789/619
Título: | O erro como estratégia didática : estudo do erro na matemática elementar |
Autor(es): | Pinto, Neuza Bertoni |
Data de publicação: | 2000 |
Editora: | Editora Papirus |
Referência bibliográfica: | PINTO, Neuza Bertoni. O erro como estratégia didática: estudo do erro na matemática elementar. Campinas: Editora Papirus, 2000. 182 p. |
Resumo: | Este livro discute a função do erro no processo de aprendizagem da matemática elementar. Tendo o cotidiano escolar como matéria-prima para o estudo, as reflexões propostas pela autora contribuem para a construção de três níveis de debate: o da formação continuada de professores, o do ensino de matemática e o do processo de avaliação da aprendizagem escolar. O referencial piagetiano que permeia este estudo permite questionamento diversos. Um deles, feito sobre as formas de correção/tratamento do erro vigentes na escola, vai fracasso escolar. Ao mesmo, este livro demonstra que mudar o estatuto do erro requer uma discussão ampla do projeto político-pedagógica da escola. Em última instância, esta obra ressalta que o erro, como elemento inerente ao processo de construção do conhecimento, pode se apresentar como estratégia didática valiosa para que o professor acompanhe e projete o percurso escolar do aluno. |
Assunto: | Avaliação educacional Análise matemática Matemática - estudo e ensino |
Aparece na Coleção: | MT - Ciências Humanas |
Todos os itens na BDS estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.