http://bds.unb.br/handle/123456789/89
Título: | A pedagogia na escola das diferenças : fragmentos de uma sociologia do fracasso |
Outro título: | La pédagogie à I'école des différences |
Autor(es): | Perrenoud, Philippe |
Data de publicação: | 1-Nov-2011 |
Editora: | Artmed Editora |
Referência bibliográfica: | PERRENOUD, Philppe. A pedagogia na escola das diferenças: fragmentos de uma sociologia do fracasso. 2.ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001, 230 p. |
Resumo: | Há várias décadas a escola vem transformando as desigualdades sociais e culturas em desigualdades de resultados escolares, devido à sua “indiferença pelas diferenças”. Atualmente, novas ferramentas estão sendo utilizadas para demonstrar que o fracasso escolar não é uma fatalidade: a pedagogia de suporte, a pedagogia diferenciada, a individualização dos percursos de formação, o ensino por ciclos, os estudos dirigidos e módulos no ensino médio, entre outras. No entanto, essas iniciativas nem sempre produzem os resultados esperados e, às vezes, os professores se desestimulam e retornam ao ensino coletivo que tinham denunciado antes. Neste livro, Philippe Perrenoud auxilia o leitor a compreender esse fenômeno, a analisar as resistências ligadas a uma organização social pensada em outra época, e a entender as inquietudes daqueles que consideram arriscado que as diferenças sejam levadas em conta. Sua visão sociológica e realista ajuda os educadores a encontrarem novas formas de atuação. |
Assunto: | Sociologia educacional Fracasso escolar |
Aparece na Coleção: | MT - Ciências Humanas |
Todos os itens na BDS estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.